BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.
Para isso, apoia empreendedores de todos os portes, inclusive pessoas físicas, na realização de seus planos de modernização, de expansão e na concretização de novos negócios, tendo sempre em vista o potencial de geração de empregos, renda e de inclusão social para o Brasil.
O apoio do BNDES ocorre por meio de financiamento a investimentos, subscrição de valores mobiliários, prestação de garantia e concessão de recursos não reembolsáveis a projetos de caráter social, cultural e tecnológico. O banco atua por meio de produtos, programas e fundos, conforme a modalidade e a característica das operações.
Por ser uma empresa pública e não um banco comercial, o BNDES avalia a concessão do apoio com foco no impacto socioambiental e econômico. Incentivar a inovação, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento socioambiental são prioridades para a instituição.
O BNDES oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas que faturam anualmente até 300 milhões de reais, assim como linhas de investimentos sociais, direcionadas à educação, à saúde, à agricultura familiar, ao saneamento básico e ao transporte urbano.
Informações adicionais: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home
BRDE
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) foi fundado em 15 de junho de 1961 pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de fazer o sul do Brasil prosperar. Desde então, o BRDE tem sido um parceiro que apoia e acompanha o desenvolvimento de projetos para aumentar a competitividade de empreendimentos de todos os portes na região.
Referência em financiamento de longo prazo para investimentos, capaz de transformar projetos em realidades, é uma Instituição financeira pública de fomento que conta com autonomia financeira e administrativa.
O BRDE está sujeito ao acompanhamento e ao controle do Tribunal de Contas, bem como à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta hoje com 463 colaboradores nos três estados. Sua estrutura administrativo-organizacional é determinada por Regimento Interno estabelecido pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL) e fundamentada por Atos Constitutivos aprovados pelas Assembleias Legislativas dos Estados-Membros.
Com sede administrativa e agência na cidade de Porto Alegre (RS), possui também agências em Florianópolis (SC) e em Curitiba (PR), além de um escritório de representação no Rio de Janeiro (RJ) e espaço de divulgação em Campo Grande (MS). Possui também espaços de divulgação em 10 cidades da Região Sul.
Informações adicionais: https://www.brde.com.br/
AGÊNCIA ESTADUAL DE FOMENTO – BADESC
A Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (BADESC), sociedade de economia mista, de capital autorizado, criada pela Lei nº 4.950, de 11/11/1973 e instalada oficialmente em 26/08/1975, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do estado de Santa Catarina, mediante a prática da aplicação de recursos financeiros no âmbito de sua competência, definida pela legislação federal pertinente.
A partir da Lei nº 10.912, de 15/09/1998, oficialmente constada em ata do Conselho de Administração no dia 19/01/1999, foi transformada de “banco de desenvolvimento” em “agência de fomento”, nos termos da Resolução 2.828/98, do Banco Central do Brasil.
Informações adicionais: http://www.badesc.gov.br/portal/linhas_setor_privado.jsp