Em Itajaí, o trabalho se completa ainda com o projeto do Distrito de Inovação Regional de Itajaí. Um inédito complexo que reunirá e integrará harmonicamente inovação, produção, convívio, moradia e sustentabilidade, cuja concepção contou com a participação de uma renomada equipe multidisciplinar formada por planejadores urbanos, designers urbanos, economistas, engenheiros de infraestrutura e especialistas em transportes.
DISTRITO DE INOVAÇÃO REGIONAL DE ITAJAÍ. O LOCAL.
A cidade projeta seu Centro de Inovação regional, já em construção, dentro do Distrito de Inovação de Itajaí, complexo que prevê a expansão e diversificação da atividade econômica para a região em torno da Rodovia Antônio Heil, na área hoje menos urbanizada da cidade e próxima à BR101. A iniciativa é de cunho regional, capitaneada a partir do projeto INOVAMFRI, da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).
A 8 quilômetros a sudoeste de Itajaí, no epicentro da triangulação
de Florianópolis, Blumenau e Joinville.
Extensa área verde Mais de 220 hectares, sendo 68 hectares a serem edificados e todo o restante preservado e com atividades recreativas, esportivas e eventos comunitários, mantendo-se, dessa forma, o equilíbrio ambiental
A ZONA DE INOVAÇÃO
A Zona de Inovação abrigará empresas privadas, universidades, agências governamentais, laboratórios, incubadoras e escritórios atuando em comunidade para promover a inovação. Assim sendo, deve atrair atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de inovação em áreas como produtos farmacêuticos, elétricos e eletrônicos, produtos dos metais, máquinas e equipamentos, componentes automotivos, equipamentos de transporte, produtos alimentícios, entre outros.
O plano diretor conceitual prevê 11 lotes para essa zona, além de propor 11 edifícios individuais de até 6 pavimentos. E também abrigará o Centro de Inovação Regional de Itajaí, iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina.
Cada unidade individual da Zona de Inovação será incentivada a buscar certificação de sustentabilidade, assim como o sistema de avaliação de edifícios verdes, como a LEED Green Building Rating System, demonstrando, com isso, que o Distrito de Inovação Regional de Itajaí tem um sério compromisso com o cumprimento dos padrões de desempenho.
ÁREA A SER ABRANGIDA: 13,7 HECTARES NA ENTRADA PRINCIPAL DO DISTRITO DE INOVAÇÃO
PRINCIPAIS ELEMENTOS DA ZONA DE INOVAÇÃO
- Espaços para acomodar pesquisa e desenvolvimento, inovação, atividades de experimentação / teste e prototipagem;
- Instalações customizadas para âncoras
e pequenas empresas (pesquisa, desenvolvimento e empresas de produção); - Instalações multidisciplinares e conjuntas entre indústria, universidades e outras organizações, incluindo as governamentais;
- Alojamento e serviços especializados de incubação para empresas em fase inicial;
- Suporte de negócios, como escritórios;
- Instalações compartilhadas, como laboratórios, espaço de treinamento, salas de reunião arrendáveis para inquilino e visitantes;
- Instalações de apoio, como restaurantes, lojas convenientes, áreas de descanso e parques
A ZONA DE PROCESSAMENTO
A Zona de Processamento está dividida em duas seções.
Fábricas com Design Padrão (SDF)
Além de lotes industriais a investidores, é recomendado que a Zona de Processamento dedique uma parcela da área industrial a Fábricas com Design Padrão (SDF). O SDF tem por objetivo oferecer espaço de inicialização para empreendimentos embrionários, de onde serão realizados protótipos e testes de produtos, negócios experimentais e de iniciação para vendas. A área sugerida para essas fábricas no plano diretor conceitual é de aproximadamente 14 hectares.
Fábricas de Produção de Alta Tecnologia (HT)
Esta seção abrange uma área de aproximadamente 16 hectares, sendo que o plano diretor conceitual sugere 17 lotes destinados à fabricação de produtos de alta tecnologia dos segmentos de alimentos, máquinas e equipamentos, produtos de metal, componentes automotivos, equipamentos de transporte, eletroeletrônicos, têxteis e vestuário. As atividades dentro desta seção incluem processamento de produtos, fabricação, montagem e armazenagem.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ZONA DE PROCESSAMENTO:
- A fabricação de produtos de alta tecnologia deve apoiar diferentes atividades industriais, como processamento
de material, fabricação de produtos, montagem e armazenagem; - Controle de ruído, odor, luz e vibração excessivos nas atividades industriais;
- Garantia de fornecimento de espaços auxiliares importantes para atividades industriais, como uso de escritórios, áreas verdes, áreas de descanso para funcionários e estacionamentos;
- Fornecimento de lotes modulares que tenham flexibilidade de ser aglutinados ou subdivididos;
- Os edifícios e instalações devem apresentar aparência atraente e inovadora, com detalhes arquitetônicos que os unam harmoniosamente com o ambiente;
- Tratamento visual para as atividades industriais ao ar livre.
ÁREA A SER ABRANGIDA: 30 HECTARES NO CENTRO E NO OESTE DO DISTRITO DE INOVAÇÃO.
A ZONA MISTA
A Zona de Uso Misto contempla as atividades comerciais e residenciais.
Uso Comercial
As áreas comerciais estão divididas pelo plano diretor conceitual em área comercial principal e centros de amenidades. A área comercial principal deve ter atividades limitadas a operações como hotéis de negócios, restaurantes, lojas de conveniência, bancos, clínicas, cuidados diários e clubes esportivos, além de centros de convenções, salas de conferência e escritórios. Há ainda a previsão de espaços para exposições, eventos, filmes, performances, concertos e outras realizações dessa natureza a fim de criar no Distrito de Inovação um ecossistema social, cultural e intelectual.
Centros de Amenidades
São sugeridos dois centros de amenidades adjacentes à Zona de Processamento, que fornecerão uma gama de serviços de apoio como café e restaurantes, loja de conveniência 24 horas, consertos e outros serviços automotivos, pequenos escritórios e internet livre. Os centros de amenidades devem ser acessíveis aos trabalhadores, visitantes e residentes do Distrito de Inovação Regional de Itajaí.
Uso Residencial
A área residencial abrange 3.6 hectares e fica a uma curta distância da Zona de Inovação e de Processamento. Sugere- se que os edifícios contenham uma variedade de tipos de apartamentos, desde estúdios a unidades familiares. O plano diretor conceitual propõe que essa área esteja integrada a parques e a corredores verdes para proporcionar locais de caminhada e lazer.
ÁREA A SER ABRANGIDA: 7,8 HECTARES NO SUL DO DISTRITO DE INOVAÇÃO
A ZONA VERDE E DE PRESERVAÇÃO
O Distrito de Inovação Regional de Itajaí é também diferenciado devido à grande zona verde que se une de forma harmônica com o desenvolvimento urbano. A sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente são peças importantes do projeto e que o elevam à classe mundial. O plano diretor conceitual apresenta as oportunidades de conservação e melhorias das áreas naturais existentes no Distrito de Inovação Regional de Itajaí. Montes, canais de água potenciais, lagoas de retenção potenciais, ligações e outros elementos naturais formarão uma rede ecológica em torno do Distrito.
No total, a Zona Verde abrange 67% da área do Distrito, o que fará deste um dos empreendimentos mais verdes de Santa Catarina. Importante destacar que a área total do Distrito de Inovação Regional de Itajaí possui o devido licenciamento ambiental, indispensável para a realização do projeto com todas as suas características e particularidades.
ÁREA A SER PRESERVADA: 148 HECTARES DISTRIBUÍDOS POR TODO O DISTRITO DE INOVAÇÃO.